GRUPOS DE PESQUISA

Grupos de Pesquisa Atendidos pelo LCCMat

Introdução

As linhas de pesquisa ativas contemplam, principalmente, as áreas de Física, Engenharia, Química e Biologia e são temas de trabalhos de iniciação científica, dissertações de mestrado, teses de doutorado e projetos de pesquisa de pós-doutorado. O LCCMat é a principal plataforma computacional multiusuário para a cooperação entre o Instituto de Física e o Departamento de Engenharia Elétrica da Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília fornecendo, também, suporte para cálculos científicos de alto desempenho realizados por pesquisadores e alunos dos grupos de pesquisa em Física Atômica e Molecular e Estrutura da Matéria do Instituto de Física da Universidade de Brasília. No LCCMat são desenvolvidas várias linhas de pesquisa, com foco principal na ciência de materiais, lideradas por pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento que desenvolvem projetos também em colaborações internas e externas, o que agrega ao laboratório um caráter multidisciplinar.

Grupos de Pesquisa do CNPq

  • Física Teórica e Modelagem Computacional (Link)
  • Líderes: Antonio de Macedo Filho; Agmael Mendonça Silva
  • Área Predominante: Ciências Exatas e da Terra; Física.
  • Repercusão: Devido a um considerado número de pesquisadores presentes no Curso de Física da Universidade Estadual do Piauí, a área de Física tem despertado um notável interesse para a produção científica. A interação entre esses pesquisadores e de outras áreas justifica a criação desta base de pesquisa. A base tem como enfoque científico o desenvolvimento de pesquisas que envolvam métodos da Física Estatística e da Computação, além de métodos matemáticos na solução de problemas na área de Física, Química e Biologia. Os trabalhos de pesquisas produzidos por esta base serão divulgados em periódicos locais, nacionais e/ou internacionais.

 

  • AQUARELA – Aplicações com Qualidade de Serviços em Redes de Alta Velocidade (Link)
  • Líderes: Fábio Lúcio Lopes de Mendonça; Ricardo Staciarini Puttini.
  • Área Predominante: Engenharias; Engenharia Elétrica.
  • Repercusão: Aprimoramento de serviços de redes de comunicação e processamento da informação, em termos de desempenho, disponibilidade, segurança e qualidade; Transferência de tecnologia para o mercado de informática e telecomunicações, inserida na efetiva interação Universidade-Empresa, em especial no contexto do Parque Tecnológico Capital Digital – PTCD-DF,um pólo de tecnologias da informação e das comunicações no DF (2o mercado de informática e telecomunicações do país). Integração de atividades de pesquisa com formação de recursos humanos, nas áreas de tecnologia da informação e das comunicações, com impacto na formação de 320 alunos de graduação, 20 alunos de Mestrado e 5 de doutorado por semestre, sendo metas para os próximos 3 anos: 10 dissertações de mestrado, 2 teses de doutorado, 15 projetos finais de graduação, 3 artigos em periódicos, 15 artigos em anais de congressos, 8 protótipos de software; Experimentação em ambiente de campo real das tecnologias focais abordadas.

 

  • Pesquisa em Ensino de Ciências e seus dispositivos: sujeitos, saberes, práticas, discursos e políticas (Link)
  • Líderes: Marcello Ferreira; Olavo Leopoldino da Silva Filho
  • Área Predominante: Ciências Humanas; Educação.
  • Repercusão: O Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e seus dispositivos: sujeitos, saberes, práticas, discursos e políticas tem realizado investigações, publicações e eventos científicos no campo da fundamentação teórico-metodológica do ensino de ciências, considerando referenciais críticos e pós-críticos dos campos da subjetividade, do saber e do poder. Seus efeitos atingem uma rede de pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, espaços e equipamentos de pesquisa e redes de ensino do Distrito Federal e das regiões vinculadas ao seu ecossistema de pesquisa.

 

  • Grupo de Modelagem e Simulação de Materiais (Link)
  • Líder(es): Luiz Antonio Ribeiro Junior; Marcelo Lopes Pereira Junior.
  • Área Predominante: Ciências Exatas e da Terra; Física.
  • Repercusão: O Grupo de Modelagem e Simulação de Materiais (GMSM) foi criado em 2020. Possui integrantes de dois programas de pós-gradução: o programa de pós-gradução em física e o programa de pós-graduação em ciência de materiais, ambos da Universidade de Brasília. O GMSM vêm atuando em colaboração com outros grupos de pesquisa em universidades nacionais e estrangeiras e tem alcançado atingido um bom fluxo anual de produção de artigos em periódicos de circulação internacional.

 

  • Estudo das Propriedades Eletrônicas e de Transporte de Semicondutores Orgânicos (Link)
  • Lider(es): Demétrio Antônio da Silva Filho; Pedro Henrique de Oliveira Neto.
  • Área Predomante: Ciências Exatas e da Terra; Física.
  • Repercusão: Dentre os destaques da repercussão do trabalho deste grupo de pesquisa destacamos o artigo publicado em 2014 no periódico Advanced Functional Materials. Este artigo foi a capa principal da revista, que é Qualis A1 e tem fator de impacto (FI) igual a 11.805.
Ir para o conteúdo